A compreensão do conceito de patrimônio perpassa a cultura de herança, considerando amplamente a vontade de se transmitir conhecimento acerca da história dos povos e seus grandes feitos. Dessa forma, não há como dissociar o patrimônio cultural dos conceitos de memória e identidade cultural.
É fato que o patrimônio cultural (e também o natural) ressalta contradições sociais e conflitos territoriais, políticos e econômicos, vinculados a um determinado lugar, território, ou espaço de manifestação.
Globalmente, os principais atritos relacionam-se com a luta pela valorização dos direitos do homem, sua memória, sua identidade e suas narrativas em contraposição ao desenvolvimento econômico, intrinsicamente ligado aos processos de urbanização e industrialização e, mais tarde, da globalização.
Perceba, portanto, que o fato de um lugar possuir um patrimônio não é suficiente para
promovê-lo, nem garantir a sua existência. Para que coexistam (lugar e patrimônio),
é preciso haver condições necessárias para apresentar, acondicionar e interpretar
de maneira adequada essa relação, além de garantir a sua acessibilidade,
preservação e salvaguarda. Ou seja, uma condição fluida, baseada em movimentos
que permitam o seu uso, a difusão e o intercâmbio de conhecimento, bem como a
manutenção e a ampliação dos valores simbólicos nela contidos.
Por este olhar, entendo que o patrimônio cultural está sempre em movimento, ainda que falemos sobre um patrimônio material ou edificado. O patrimônio, portanto não é, ele está. Está nas práticas, está nas pessoas, está nas comunidades, está no movimento, na vida cotidiana e na vida extraordinária das pessoas.
Texto da autora, extraído de CARVALHO, A. P. Uberlândia e a espacialidade festiva: por uma cartografia das festas populares rurais e urbanas. UEG, 2022. Disponível em: https://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1181
Compilação de fotos extraídas do arquivo público e foto-divulgação da Prefeitura de Uberlândia-MG.
Importante pensar o lugar do patrimonio cultural e sobretudo colocarmos esse tema na ordem do dia. O Brasil é um país rido entre outras coisas no que tange a questão patrimonial e nesse sentido a cultura esta no centro e merece toda atenção social, politica e economica ...
Anderson Quack